13.8.06

Watchmen

Rolando debate na comunidade Watchmen sobre o filme-adaptação da HQ.
O título do tópico era, para se ter uma idéia, "Tomara que este filme nunca saia...".
Lá pelas tantas no debate que se formou, entre opiniões pessoais e ofensas imorais, o assunto sétima arte/nona arte entrou na roda.
Dei minha intrometida opinião que reproduzo aqui, embaixo, agora.
Sem permissão do orkut.

Sou súper rebelde.

************************************************************************************

Uma HQ é uma HQ e um filme é um filme.

Um filme pode se apropriar da estrutura narrativa, dos personagens e principalmente do nome de uma HQ. E continuar sendo um filme. E não uma HQ.

Um filme baseado em HQ é uma projeção luminosa de imagens em movimento da stória ou da estética ou da ideologia da HQ. É um filme, e, como filme, tem certas limitações em relação à HQ, sendo a principal delas o TEMPO. Enquanto uma HQ - assim como um livro - pode ser absorvida em doses maiores ou menores em períodos de tempo curtos ou longos, o filme é um acontecimento instantâneo, dinâmico e com uma duração pré-definida.

Desse modo, a HQ - assim como um livro - tem um poder, uma capacidade de abrangência muito maior com possibilidades de entrelaçamento de elementos também muito maior.

O filme, com sua duração definida, tem sua própria linguagem, suas próprias capacidades e peculiariedades.

O filme baseado em HQ pode ser fruto da admiração de um Autor (diretor, roteirista, até mesmo produtor - em algumas ocasiões) pela obra HQ e pode também ser apenas um meio de exploração comercial (a maioria das pessoas consideram precisar de dinheiro para sobreviver bem e feliz), um investimento objetivando o lucro através da re-rotulação de um objeto (HQ Watchmen) para a transformação em produto a ser consumido (Watchmen - The Movie, p.ex.).

Geralmente, os segundos contratam os primeiros e garantem um mínimo de sintonia entre uma obra e outra. A HQ continuará sendo a HQ, e o filme será um filme. Considerar o filme como A Verdade a respeito de Watchmen é menosprezar a HQ. E muito.

O filme é o filme e a HQ é a HQ.


Se a versão filme ficar ruim e não agradar, daqui a anos um outro alguém fará uma nova versão. Essa é outra capacidade, bem-vinda, do cinema, e a única preocupação que se deve ter é a de não sobreviver até lá.